Apassul lança manual para controle de laboratórios de sementes

A Apassul lançou no dia 05 de abril o Manual de Laboratórios de Controle Interno de Qualidade de Sementes. A cartilha, totalmente idealizada pela Apassul, tem como objetivo auxiliar no ponta pé inicial para implementação de Laboratórios Internos de Análise de Sementes, trazendo noções básicas para quem deseja ter total controle da análise. Há informações referentes aos diferentes grupos de espécies dispostas de maneira simplificada, facilitando o entendimento do assunto pelo leitor.

A criação do manual

Com a evolução e busca de melhores qualidades de sementes pelos agricultores e pela oferta das sementeiras, houve a necessidade de implantar ou aprimorar controles de qualidades internos nos produtores de sementes. Com essa necessidade, aliado aos valores da APASSUL, com foco na qualidade de sementes, surgiu a ideia de elaborar um material para nivelar e subsidiar os associados com informações de como iniciar ou aprimorar um controle de qualidade interno.

O sucesso dos sistemas agrícolas está diretamente atrelado ao uso de sementes de alta qualidade. Ao longo dos anos, a pesquisa e o setor produtivo vêm evoluindo e disponibilizando ao mercado cultivares superiores, adaptadas às diferentes regiões e realidades dos agricultores. Os esforços dos produtores de sementes para entregar um produto de qualidade começam desde os campos de produção, incluindo desde etapas de colheita, processos pós-colheita envolvendo beneficiamento, armazenamento até a expedição. Todas essas etapas envolvem criteriosos pontos de controle interno de qualidade, e é notória a crescente demanda por parte das empresas produtoras de sementes a implementação de Laboratórios Internos de Análise de Sementes, visando o aprimoramento de seus processos.

A importância da implementação de um laboratório interno

A importância do controle de qualidade interno na produção de sementes passa pela tomada de decisão assertiva. O controle de qualidade passou a ser o cérebro da empresa, e todo posicionamento desde a pré-colheita até a expedição passa por um laboratório de análise de sementes.

Como acessar o material

Todos os associados da Apassul receberão uma edição especial física do manual, com 32 páginas. Você também pode acessar o material na versão online clicando aqui.

Artigos relacionados:

Categorias:

Tags:

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *